FAMÍLIA

Maria Fernanda Alves ou "Nanda Alves" nasceu em Florianópolis (SC) a 17 de abril de 1983. Filha de Cristina e Carlos Alves, tenistas catarinenses consagrados na década de 70, Nanda sempre teve o ambiente do tênis como parte de sua vida.

Aos 4 anos, por exemplo, enquanto as outras crianças brincavam de boneca, a atleta ia para a quadra de tênis, junto da irmã mais velha, Maria Cláudia, tomar banho de sol e encontrar a equipe que treinava com seu pai nas quadras da Astel (Associação da Telesc).

Frequentemente assistia aos treinos e torneios de jogadores renomados como Rita Cruz Lima, Márcio Carlsson, Gustavo Kuerten, Marcelo Rebello (Cascata) e demais atletas orientados por Carlos Alves, onde captava as melhores características e estilos de cada um.

Em quase todos os torneios que os alunos de "Carlinhos" competiam, Nanda fazia questão de acompanhar, torcer e dar o merecido apoio ao pai. Esse comportamento, só contribuiu para que Nanda se tornasse tão profissional e competitiva quanto ele.

Para ela, entrar hoje numa quadra para treinar só se for para competir e, de preferência, ganhar. Característica que herdou da família. Tranquila e determinada, a atleta sempre teve domínio de todas as situações que apareceram durante os jogos. O próximo passo agora é ser a atleta número 1.